sexta-feira, 18 de setembro de 2009

RELACIONAMENTOS DEPENDENTES OU

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

Características da dependência:

Ø necessidade impulsionadora para se ligar com alguém ou permanecer ligado a alguém;
Ø Força compulsiva que limita a liberdade (sem o controle da vontade);
Ø Sentir-se movido em direção a algo, mesmo sabendo que é ruim para si próprio;

Primeira indicação de dependência:

Ø Qualidade compulsiva (sem o controle da vontade).

Segunda indicação de dependência:

Ø Pânico sentido com a possível ausência da substância ou objeto.

Terceira indicação de dependência:

Ø Sintomas de abstinência;
Ø Devastação quando o término ocorre – agonia (sensação de vazio, perda do sentido da vida);
Ø Dor física: peito, estômago, abdômen, choro, insônia, dormir muito (fuga), depressão, sensação de não ter alternativa e voltar para trás (acaba acontecendo).

Quarta indicação de dependência:

Ø Luto: sentido de vazio, desespero, tristeza, incompletude, estar perdido e acreditar remediar apenas através de ligação com algo ou alguém fora de si mesmo.
Após o luto: sentimento de libertação e lenta cicatrização do sentimento de perda.

A experiência científica e a experiência prática mostram que a Dependência Química tem por base primária personalidade dependente.
Além do químico, existe a tendência de desenvolver outros tipos de dependências, por exemplo:

Ø por trabalho;
Ø por sexo;
Ø por instituições;
Ø por cigarro e químico;
Ø por pessoas.

Dependência Emocional:

A dependência que forma por pessoas tem origem na nossa vida infantil (período de nascimento até três anos de idade, aproximadamente).
A criança tem a ilusão de ser um ser em simbiose com a mãe, vista e sentida como figura suprema, protetora e indestrutível.
No decorrer de nossa vida, essa imagem se apaga, porém fica o sentido frustrado que inconscientemente é baseado em outros relacionamentos futuros.
Provavelmente existe em cada relacionamento uma ou mais características de dependência e isso não é negativo em si.
Porém, torna-se negativo à medida que alguns sintomas vão se agravando.

Características de Maus Relacionamentos:

Ø Relacionamentos sem saída;
Ø Ligação com pessoas que não assumem compromissos (porque são casadas não querem se comprometer ou são incapazes de);
Ø Os dois muito diferentes, pouca coisa em comum, pouco divertimento em comum, pouca comunicação importante.
Ø Relacionamento onde falta cronicamente as suas necessidades e desejos – seja amor, sexualidade, honestidade, respeito ou apoio emocional.
Ø Às vezes, relacionamentos que são vazios, distantes, com solidão e falta.
Ø Às vezes, relacionamentos que são verdadeiros campos de batalhas, de ódio, abuso e violência.

Por que? Por que algumas pessoas não encontram relacionamentos satisfatórios?
Isso ocorre devido à inabilidade de se separar, soltar-se, de quebrar a dependência.
Isso se aplica a amigos, empregos, parentes, empregados, etc.
O que ocasiona um relacionamento dependente?

> abala a saúde.
> abala a auto-estima.
> abala a autoconfiança.
> causa stress – tensão a mudanças químicas, alterando o funcionamento dos órgãos, sugando energias, baixando resistências;
> abusar do uso de químicos.

Tenta-se melhorar, porém sem resultado.
Existe dificuldade em terminar, mesmo sentindo que o relacionamento é ruim.
Dão voltas lá fora, mas voltam para a segurança da prisão, com sensações de alívio e ao mesmo tempo de desespero.
Algo quer sair, mas mesmo assim escolhem ficar na prisão.Escolhem como opção colocar cortina nas barras, pintar as paredes. Podem acabar morrendo no canto da cela, sem viver por anos.

O Poder da Auto Ilusão.

Essas pessoas acreditam que seria melhor sair do relacionamento, mas quando chega à hora de fazê-lo, estão paralisados.
Para continuar, tentam se enganar distorcendo a situação.
Eles racionalizam usando boas razões para esconder outras inconscientes (possivelmente).
Ex: Maria – contra a distância e desinteresse do namorado: - “Sei que me ama. Apenas tem dificuldade de mostrá-lo”.
Às vezes, existem sentimentos e crenças que desafiam a lógica e embaçam o julgamento do que é melhor para a pessoa.
Ex: Se eu deixá-la sei que ficarei sozinho para sempre, e isso é a coisa mais assustadora que eu posso imaginar.
Aqui é necessária a coragem para confrontar antigos valores, velhos tabus. Porque toda mudança significa um medo do novo.

Características dos Bons Relacionamentos:

Ø Nos coloca em contato com o melhor de nós;
Ø Nos dá liberdade de amar e estar com o outro por escolha e compromisso em vez de estar impelido por sua própria dependência;
Ø Nos dá a liberdade de escolher se ficamos com a outra pessoa ou se vamos embora.

Princípios para se Desfazer de uma Dependência:

1. Você pode viver sem ele (a), provavelmente melhor;
2. Amor apenas não basta (para estabelecer um bom relacionamento amoroso);
3. Um relacionamento amoroso é mútuo e ajuda cada parceiro a se sentir melhor, não pior, quanto a si mesmo;
4. Um sentimento de culpa não é o suficiente para continuar;
5. Você não tem que amar alguém para ser dependente dele;
6. Apenas porque você age com ciúmes não significa que você o (a) ame; talvez ele (a) até seja alguém que você não suporte;
7. Aquilo que você vê é aquilo que você recebe, então deixe de pensar que você pode mudar a outra pessoa;
8. O amor não tem necessariamente que durar para sempre;
9. Nem sempre você pode consertar as coisas, não importa quanto você queira;
10. Algumas pessoas morrem de maus relacionamentos.Você quer ser uma delas.
11. Se alguém diz: “Não quero estar amarrado”, “Não estou preparado para um relacionamento”, “Não vou deixar minha esposa (meu marido)”, acredite nele (a);
12. Meio bolo não é melhor que nenhum;
13. Ele (a) não tem que amar você;
14. A coisa necessariamente não tem que melhorar;
15. A dor de terminar não será eterna. Na verdade será bem mais curta que a dor de continuar.
16. Se as coisas forem às mesmas nos próximos cinco ou dez anos, será que é isso que você quer.
17. Haverá ansiedade, solidão, depressão quando você encerrar o relacionamento, mas estes sentimentos durarão apenas por um tempo limitado;
18. Você nunca ficará sozinho (a) para sempre;
19. Nunca é tarde para fazer uma mudança; quanto mais você esperar tanto mais tempo estará desperdiçando;
20. A intensidade dos seus sintomas de afastamento não indica a força do seu amor, mas a força de sua dependência;
21. Você é uma pessoa completa e de valor fora do relacionamento;
22. Se você se sente inadequado (a), incompleto (a) ou inútil longe dele (a), é sinal de que sentimentos de infância estão se assumindo;
23. Ele (a) não é o (a) “tal e único (a)”;
24. Se você terminar este mau relacionamento, você estará abrindo sua vida para nova possibilidade.

Um Relacionamento Saudável

Aprendi que você e eu somos mais felizes um com o outro quando podemos manter um sentido de separação mútua, e capacidade de aceitar tal separação. Essa separação implica que você e eu somos dois indivíduos únicos e distintos. Você tem seus próprios sentimentos, atitudes e valores. Aquilo que você está OK para mim, e aquilo que eu sou está OK para você.
Esse sentido de separação significa que cada um de nós deve seguir seu próprio caminho sozinho, sem ter qualquer ligação um com o outro?
Não absolutamente. Eu diria continuar querendo que você tivesse interesse em mim, e nas coisas que me acontecem, da mesma forma como eu tenho interesse em você. Mas para manter esse sentido de separação, eu não posso deixar meu carinho por você sair fora de controle e pressioná-lo a se tornar o que eu quero que você se torne, nem posso permitir que você me molde na forma como quer que eu seja.
Se realmente me interesso por você, e gosto daquilo que você é, eu deixarei que siga sua própria direção. Se você gosta realmente do que eu sou, você, da mesma forma, me deixará conduzir a mim mesma.
Eu nem sempre irei gostar do que você fizer ou disser algumas vezes, e às vezes você não se sentirá bem com as coisas que fizer ou disser.Quando isto acontecer, não farei com que você mude, e gostaria que não tentasse me mudar. Mas mostrarei que me preocupo com você, fazendo com que saiba como me sinto quando estou chateado com você, e se você decidir ou não mudar o que disse e fez em resposta ao meu interesse por você, essa é uma decisão sua e não minha. Gostaria que você demonstrasse que se importa comigo compartilhando seus sentimentos quando eu fizer algo que te incomoda, mas também deixando com que eu mesma decida se quero mudar o que faço.

Um comentário:

  1. Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
    que rio e danço e invento exclamações alegres,
    porque a ausência, essa ausência assimilada,
    ninguém a rouba mais de mim.
    (Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir