terça-feira, 22 de setembro de 2009

FÉ, CORAGEM E CONFIANÇA.


Quem de nós, durante nossa passagem nesta vida física, não nos deparamos com situações conflitantes, situações estressantes, situações que nos obrigam a tomar decisões rápidas, situações de perda, seja material ou de um ente querido? E quantas vezes não passamos por isso? Se pararmos para pensar, diariamente nos vemos em pelo menos uma dessas ou em até todas elas ao mesmo tempo.
Por acaso, você é do tipo radical, extremista, acreditando que se devem resolver os problemas sem um pouco de flexibilidade?Ou você é do tipo que desconta nos outros situações que eles não tem nada a ver? Você é do tipo preocupado que perde noites de sono, que tem de trabalhar abusivamente para pagar as dívidas sem se permitir descansar e relaxar?
Se você se identificou com alguns dos exemplos citado o que pensou e sentiu sobre isso? Pensou o quanto é prejudicial a você? E nas conseqüências, físicas, mentais, emocionais e espirituais?
Todas essas situações nos trazem sentimentos de angústia, desespero, ansiedade, depressão; comportamentos compulsivos com comida, jogos, drogas, entre tantos outros comportamentos através de sentimentos e sensações dos quais não nos preparamos e muitas vezes nem temos maturidade de enfrentar.
Em seu livro intitulado “O Demônio do Meio Dia”, Andrew Solomon coloca que, por exemplo, a depressão é a doença do pensamento e que o processo depressivo traz conseqüentemente a perda da FÉ. Completando o que o autor afirma, eu sempre digo que as doenças geram depressão e a depressão gera doenças.
Mas façamos uma reflexão! Nós devemos ter consciência que todas essas situações estão testando a nossa capacidade de reação, nossa forma de encarar a vida, mas principalmente estão testando nossa FÉ, ou seja, o quanto cremos em nós mesmos e mais principalmente ainda em um Mestre que está olhando por nós 24 horas por dia, mas que temos por hábito de lembrar de sua existência nos momentos de maior conflito e em muitas situações não o agradecemos por sua ajuda.
O Mestre nos mostra, em várias passagens, uma série de ensinamentos através de situações das quais ele também foi colocado à prova pela população, por seus discípulos e em todas as situações nos ensinou vários sinônimos do que a FÉ representa, entre as quais destacamos:



> Sabedoria;
> Paciência;
> Confiança;
> Coragem;
> Inteligência;
> Amor.
É claro que se formos levantar outros atributos, levantaremos muito mais; mas Jesus, em sua Divina sabedoria nos ensina que também temos capacidade de desenvolver essas qualidades,em algum momento da vida, pois somos dotados de inúmeras capacidades das quais desconhecemos ou não valorizamos como deveríamos; muitas vezes enfatizamos mais os nossos defeitos do que nossas qualidades. O Universo nos oferece uma infinidade de possibilidades de crescimento.
Jesus ensina: “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: transporta-te daqui até lá, e ela se transportaria, e nada vos seria impossível”.
O que o Mestre quer nos dizer nesta passagem? De que somos capazes de enfrentar diversas situações; de que não devemos abaixar a cabeça;devemos crer em nossos potenciais.
Vivemos em um mundo onde a maioria das pessoas ou são ansiosas ou depressivas e apenas uma minoria tem pensamentos e sentimentos mais centrados, mais firmes. A maioria de nós quer respostas e soluções rápidas para nossos problemas e somos dependentes dos outros para que nos arrumem soluções e os culpamos quando não nos encontram aquilo que esperamos deles.
Um exemplo que nos mostra claramente que a Fé pode nos ajudar diz o seguinte:
“Quando Jesus saia da cidade de Jericó, acompanhado de seus discípulos, e de grande multidão, um cego de nome Bartimeu começou a chamá-lo em voz alta”:
- Jesus, tende compaixão de mim!
Algumas pessoas ordenaram-no que se calasse, mas o cego empolgado pelo desejo de ser beneficiado pelo Mestre, insistiu:
- Jesus, tem compaixão de mim!
Ouvindo-o, Jesus recomendou que o trouxessem à sua presença:
- Que queres que eu faça? Perguntou.
- Senhor, que eu veja!
Jesus estendeu a mão, tocando em seus olhos dizendo:
- A tua fé te salvou.
Neste mesmo instante, o cego voltou a enxergar e passa ao grupo acompanhando Jesus.”“.
Devemos pensar também que não dá para falar em fé sem citar o poder da oração como forma de acreditar e aumentar nosso poder da Fé, mas não é só orar por orar.
Para orar, devemos estar concentrados e com o pensamento no Mestre e acreditar que sua força vai nos fortalecer das negatividades do mundo, nos encorajar para enfrentar as adversidades da vida, mas também como forma de sermos mais otimistas, mais esperançosos.A fé, aliada à prece e à razão, pode remover montanhas.
Quando os discípulos pediram a Jesus que lhes aumentasse a fé, Jesus lhes respondeu:
- A fé não se compra nos templos de mercadores, nem na feira, não se dá por esmola, nem se adquire por herança ““.
A FÉ e a esperança nos permitem ter uma vida mais tranqüila, mais confiança em si mesmo e nas pessoas, ter certeza de que coisas boas acontecerão, nos fortalece para enfrentar problemas futuros, melhorando assim, nosso estado físico, mental, emocional e claro, espiritual.O poder da FÉ é infinito e inimaginável.
Para finalizar este bate papo, vale ainda ressaltar que devemos ser humildes e acreditar que cabe a nós procurar ajuda em todos os meios necessários para estarmos em sintonia com a Vida, com o mundo, com a Espiritualidade; se for o caso, procuremos ajuda de profissionais (médicos, psicólogos, etc) e que acreditemos que estes profissionais podem nos ajudar, mas cabe principalmente a nós, unicamente a nós mesmos nos ajudarmos, acreditarmos que podemos nos mudar interiormente em busca de uma melhor consciência e paz interior.Temos o Livre Arbítrio, mas devemos nos conscientizar de que:
“Ter fé, é ter certeza nos nossos destinos imortais, a certeza da vida e sua jornada após a morte física, que este Estado da alma nos convida para o Reino de Deus, onde existe justiça e amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário