terça-feira, 22 de setembro de 2009

A CRIATIVIDADE E A TERCEIRA IDADE:
CRIATIVIDADE: REDESCOBRINDO A CRIANÇA QUE EXISTE EM VOCÊ


SIM, nós podemos ser criativos de forma deliberada.
SIM, nós podemos utilizar muito mais de nossa capacidade mental.
SIM, nós podemos melhorar nosso nível de vida através do uso de diferentes inteligências que possuímos, e que, na maior parte dos casos, nem sequer conhecemos.
SIM, nós podemos dirigir nosso processo de evolução na direção da maestria pessoal, através do aprendizado de técnicas específicas, e do trabalho consciente em busca da pretendida mudança.
SIM, todos somos criativos, de uma forma ou de outra. Não há crianças estúpidas. Nós a fazemos acreditar nisso pela nossa própria ignorância do que somos.
Estamos falando de desenvolvimento de criatividade. Estamos falando de uso de potencial criativo. Estamos falando de estímulo e controle deste potencial. Já é de comum acordo entre cientistas que nós utilizamos apenas uma pequena fração do nosso potencial cerebral. Daí vem à pergunta:
Quanto você realmente utiliza seu cérebro, em termos de porcentagem?
Você já parou para pensar nisso? 30%,20%,10% ?
Antes de responder a esta pergunta, devemos definir como se chegou às últimas estimativas.
Nosso cérebro possui, no mínimo, 1.000.000.000.000 de neurônios, ou células nervosas. Isto mesmo, um milhão de milhões, ou um trilhão, ou um montão! Os neurônios são responsáveis pelo processamento e armazenamento das informações. Estes mesmos neurônios se ligam uns aos outros numa complicada rede. Cada neurônio pode se conectar a outros 100.000, na melhor das hipóteses. Que bela vizinhança. Pois bem, o potencial cerebral tem uma relação direta com o número de recombinações possíveis entre os nossos neurônios. Qual será o número de recombinações possíveis? Para termos idéia deste número, façamos uma comparação. O número de átomos do Universo é 10elevado à potência de 99, ou seja, 1seguido de 100 zeros. Este número é pequeno perto do número de recombinações possíveis entre neurônios.
Nós podemos efetuar 10elevado a 799 (1seguido de 800 zeros) recombinações entre os nossos neurônios. Assustador, não?
Se considerarmos este número, automaticamente perceberemos que não usamos mais do que 0,01% do nosso potencial. E o que é pior, esta estimativa é de 1974. Logo após este cálculo, um cientista russo, de nome Pyotr Anokhin, concluiu, após anos de exaustivo estudo do cérebro e de suas funções, que se fôssemos escrever o número correspondente às recombinações possíveis entre neurônios, ele teria o comprimento de 10,5 milhões de quilômetros, num manuscrito tradicional.
CONCLUSÃO: nós usamos uma mísera parcela do nosso potencial. É claro que podemos usar mais, tudo depende da nossa predisposição e esforço conscientes para compreender como funcionamos e usamos este conhecimento em nosso favor, para ampliar nosso potencial criativo!
Mas então.O que é criatividade /
Criatividade é uma maneira de ver a vida como se ela tivesse recém começado. É, em tudo aquilo que você faz, não deixa adormecer os seus sentidos e procurar estar atento a todas as coisas que acontecem. Criatividade é um pouco de exercício de vida e atenção pela vida.
A Criatividade é inerente ao ser humano?
Todo mundo é criativo, o que acontece é que as circunstâncias vão bitolando, enquadrando e impedindo a pessoa de desenvolver esse tipo de coisa. No fundo as pessoas tem medo de se expor. Muitos estudam este assunto agora. O processo industrial, o processo moderno de civilização, vai criando guetos e as pessoas vão se encaixando dentro deles, e aí acabam ficando prisioneiras, dentro de gaiolas imaginárias.
Como desenvolver uma atitude criativa?
O jornal, a TV e a mídia massificam, fazendo com que a maioria das pessoas enxerguem de maneira bitolada as coisas. Então, às vezes, é preciso ter uma visão marginal, mas libertadora do que uma visão institucionalizada e regrada. Temos que nos libertar dos valores e princípios limitadores da época em que vivemos, temos que deixar a criança e a emoção falar mais alto em nossos corações!
E como despertar nossa criança interior? Como buscar seu auxílio em um mundo tão conturbado, onde impera a lógica e a razão?

Intuição, também podemos chamar de premonição, pressentimento, aviso, presságio, insight, inspiração, prenúncio, augúrio, voz interior, ou mais modernamente “vibrações”, etc.
Pessoas bem sucedidas, nas mais diferentes artes, ciências, finanças, etc, utilizam-se intensamente da intuição. Todavia parte das pessoas tratam-na com descrédito e raramente a discutem. A sociedade valoriza em excesso a razão, em detrimento da intuição, fazendo com que as pessoas se envergonhem, e até mesmo não admitam a existência de um “sexto sentido”.
Todos nós, mesmo os mais céticos, podemos nos lembrar de pelo menos uma vez em nossas vidas, que utilizamos com sucesso a nossa intuição.
Nossa intuição ao se manifestar, não considera uma evidência lógica e concreta, como nosso lado consciente, ao contrário, nossa rede de percepção intuitiva recolhe dados não verbais, por isso mesmo não fazem parte do conhecimento consciente. Quando alguma parte desse “conhecimento” torna-se acessível ou consciente, têm-se os fenômenos da intuição. Assim fica fácil perceber que temos dois sistemas diferentes de percepção: o consciente e o intuitivo, de modo que ao observarmos algo, com nosso sistema de percepção consciente, o que vemos é intensamente influenciado pela nossa cultura, educação, religião, etc.
No entanto, nosso sistema intuitivo não leva em conta nada disso, ao captar e armazenar informações. O sistema intuitivo trabalha de maneira ininterrupta, durante toda a nossa vida, ele não adormece, ao contrário do nosso consciente. Todo este vasto material está presente em nossos atos e pensamentos, pois o tempo todo o sistema intuitivo envia mensagens ao consciente através dos símbolos, sonhos e sentimentos, tentando trazer “à tona” as informações armazenadas.
Onde está o bloqueio então?
Se nos recordarmos, veremos que nos ensinaram a ignorar a intuição, podando sensivelmente a nossa capacidade criativa e de sucesso.
A grande ferramenta do homem de final de milênio é sua capacidade criativa, capacidade de superar obstáculos. Ao observarmos os trabalhos de pessoas geniais, veremos que a capacidade criativa estava ligada ao fato de haver uma perfeita combinação do uso do sistema intuitivo e consciente, um manancial de idéias brota desta combinação. Ao sermos receptivos à nossa intuição, melhoramos enormemente a nossa capacidade criativa e assim somos capazes de acessar nossa criança interior, que com certeza nos ajudará a lidar com os problemas do cotidiano e na busca da alegria e satisfação que podemos extrair de nossa própria vida.
Só Tem Cérebro Saudável Quem se Exercita
A idéia de que a massa cinzenta do cérebro envelhece não é verdadeira...
De fato, embora novos neurônios não cresçam em seres humanos adultos, ao contrário do que acontece com bebês, os pesquisadores já estão convencidos que o contínuo exercício mental faz com que ocorra o crescimento de novas ligações chamadas dendritos e sinapses. Certamente, esse crescimento pode, inclusive proteger o cérebro contra o desenvolvimento de sintomas precoces de envelhecimento.
Essa e outras conclusões importantes surgiram após o estudo do cérebro de freiras. Ocorre que as Irmãs Educacionais de Notre Dame (EUA) doaram os seus cérebros para exames póstumos. Essas análises evidenciaram que as freias com vida educacional e intelectual mais elevada não sofreram doenças como, por exemplo, o mal de Alzheimer.
Aliás, na autópsia de uma freira de 102 anos de idade, os neuropatologistas da Universidade de Kentucky descobriram que seu cérebro estava repleto de placas de proteínas da doen, a de Alzheimer, entretanto, ela nunca tinha apresentado os sintomas externos durante a vida, graças, provavelmente, ao seu trabalho; ela ocupava uma das mais elevadas funções mentais da ordem. Porém, com tudo isso, não se quer vender a idéia de que as pessoas idosas jamais esquecerão nomes de ruas, cidades, pessoas, objetos ou números de telefones, datas, valores a pagar, etc...
De fato, nas pessoas idosas saudáveis, ocorrem lapsos de memória que podem ser sutis, triviais e até irreversíveis.
É, porém, errônea a idéia de que o envelhecimento significa o aparecimento de uma doença no cérebro...
A perda da memória no envelhecimento normal não é profunda; o que acontece é uma desaceleração semelhante ao uso de um computador antigo, ou seja, ele funciona bem, porém demora mais!
Entretanto, mesmo para os mais velhos, existem coisas que continuam a crescer, como por exemplo, o vocabulário, isso ocorrerá por toda a vida!


Naturalmente, dependendo do esporte, os atletas atingem o seu auge entre 20 e 30 anos. Já os diplomatas, músicos clássicos e artistas chegam ao ápice bem mais tarde. Isso não quer dizer que K.W. Churchill, M. Ghandi, Picasso, entre outros, nos últimos anos de vida estivessem incapacitados de gerar novas idéias e apresentar conceitos extremamente avançados.
Estudos realizados em voluntários classificaram a capacidade em cinco partes: vocabulário passivo, capacidade numérica, capacidade espacial e raciocínio indutivo e embora todas essas qualidades declinem em potencial a partir dos 60 anos, mesmo perto dos 90 nenhuma das pessoas estudadas demonstrou queda em todas elas! O diretor do Centro de Gerontologia da Universidade do Estado da Pensilvânia, Warner Schaie, diz inclusive que os estudos mostram que, com treinamento e exercício, as pessoas com 70 ou 80 anos podem aguçar a sua capacidade mental, como a orientação espacial ou de raciocínio indutivo, que tenha falhado anteriormente.
Não é por acaso que estão se desenvolvendo e florescendo por toda à parte, as escolas de 3a Idade ou com a denominação mais carinhosa “Centros de Treinamento e Exercitação Cerebral para Masters”.
Hoje, sabe-se que o tronco cerebral tem uma área de formação reticular que está ligada de forma a possibilitar reações seletivas ao novo e ao exótico.
Na realidade, trata-se de um mecanismo que possibilitou a sobrevivência dos seres humanos desde o início dos tempos, que assim permaneceram atentos e a espreita de predadores.
É necessário continuamente, estimular as pessoas à não apenas permanecerem ativas, mas também a adotarem novos objetivos para a própria vida.
Não se pode pensar nunca em se aposentar e há quem diga que o ideal no decurso da vida é ter passado por pelo menos sete profissões ou aptidões diferentes. Essa última recomendação é de uma pesquisadora do porte da doutora Marion Diamond e do seu marido, o pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisa do Cérebro da Universidade da Califórnia, Arnold Scheibel. Por sinal, Scheibel decidiu que deve aprender a fazer esculturas junto com sua esposa.
E você, o que vai aprender nos próximos 10 meses? Falar alemão, dançar bem tango ou outras danças, ser hábil navegador, entender de história, tornar-se um expert em informática?
Ótimo! É assim mesmo que todo ser humano deve proceder para ter seu cérebro cada vez mais saudável. As pessoas não devem ir apenas à academia de ginástica onde exercitam seus músculos e ossos. Elas devem também exercitar continuamente seu cérebro e uma das formas mais eficazes é ler continuamente sobre os mais variados assuntos.
Uma mente ativa ou vital é como uma árvore com vasta folhagem comparada a outra com apenas algumas dezenas de folhas ou até nenhuma, mostrando que para ela é “inverno”.
Ninguém pode esquecer que a maior parte das árvores se recuperam após o inverno; porém, se você não exercitar seu cérebro, ele ficará como uma árvore seca...
Então seja como uma árvore tropical, renove (ou amplie) durante muito tempo o número de folhas...


BIBLIOGRAFIA : Use both sides of your brain,Tony Buzan Dutton Books,USA
Revista Lummi – DVS Editora – números 01,03 e 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário