quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SÍNDROME DA PRESSA

O que é?
A Síndrome as Pressa é mais um dos males que atinge a sociedade moderna e está diretamente relacionada a fatores e características de sintomas ansiosos, como também é derivado de fatores estressantes e de uma vida sedentária.
Em nosso cotidiano vivemos situações constantes de cobranças e resultados rápidos em todos os setores da vida, visto que a mentalidade é de que parece não temos “tempo a perder”.
No trabalho somos cobrados a ter resultados rápidos, no trânsito temos pressa em chegar ao local onde nos direcionamos, vivemos olhando no relógio para saber se chegaremos pontualmente, comemos rápido para voltar logo ao trabalho, pois temos muita coisa a fazer, pensamos várias coisas simultaneamente que temos que fazer hoje e amanhã, e assim por diante, e parece que diante de tudo o que foi colocado, ouvimos constantemente de que temos que ser perfeitos, senão não está bom.
A Síndrome da Pressa não é considerada uma doença que consta no Manual de Doenças médicas, mas é um mal que vem em um crescente no mundo todo e atinge hoje um total de 30% da população. Mesmo não sendo considerada uma doença, é considerada um mal que pode acometer uma pessoa a outras doenças físicas, emocionais e psicossomáticas, afetando ainda nosso sistema imunológico.
A Síndrome da Pressa gera demonstração de impaciência, pouco interesse do indivíduo pelo que os outros falam demonstração de intolerância com pessoas que tem um ritmo mais lento.
Quem sofre deste mal, em geral, é uma pessoa que tem grande necessidade de fazer tudo e sempre de forma rápida. Essas pessoas têm grandes dificuldades de concentração.

Vale ressaltar ainda mais algumas características deste mal:
 Impaciência;
 Irritabilidade;
 Acúmulo de atividades;
 Tendência a cortar o final das palavras;
 Não suportam “perder tempo”.
Algumas consequências da Síndrome da Pressa:
 A pessoa vive em constante situação de alerta físico e mental;
 Dilatação das pupilas;
 Aceleração do coração;
Os impactos da Síndrome da Pressa:
 Aumento risco de infarto;
 Úlceras;
 Gastrites;
 Distúrbios do sono;
Em consequência do que foi colocado, podemos acrescentar ainda alguns pontos importantes de fundamental importância:
 Alguns indivíduos tornam-se agressivos;
 Outros indivíduos tornam-se extremamente competitivos.
Diante do que pudemos observar, a Síndrome da Pressa é um mal que se não tratado e diagnosticado a tempo, afeta, além da saúde das pessoas, a vida pessoal, ficando comprometidos em questões relacionadas a lazer, família, passatempos, visto que são pessoas que não conseguem ter sensações de relaxamento, de bem-estar, visto que se mostram sempre tensas e ainda muitas delas consideram não ter tempo para dedicarem-se a estas atividades.
E como deve ser tratado este mal?


Para que exista um tratamento eficaz, é preciso que a pessoa reconheça seu problema e resolva mudar. É claro que as mudanças não ocorrem de um dia para o outro. É muito comum as pessoas quererem fórmulas mágicas, como se esse fator resolvesse todos os seus problemas. É preciso que as pessoas aprendam a darem tempo para que se possa ter um controle do problema.
As pessoas devem seguir a risca o tratamento que é à base de medicamentos e consultas psicológicas, onde serão trabalhados todos os fatores descritos acima. Infelizmente algumas pessoas não tem a devida paciência e desistem do tratamento justamente por impaciência. Não é demais dizer que alguns desses desistentes acabam retornando ao tratamento.
Faz-se necessário a busca de lazer, momentos com a família, mudar rotinas diárias, fazer novas amizades, viajar, entre outras sugestões, mas mais do que isso, o que vale é a predisposição da pessoa em levar a sério o tratamento para continuar a ter uma vida mais saudável, e consequentemente sua vida será mais produtiva e eficaz, melhorando sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário