quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O TESTE
INSTRUÇÕES
Leia atentamente cada um dos itens que se seguem. Cada um deles apresenta uma ação ou sentimento diante de uma situação dada. Avalie a frequência com que você age ou se sente tal como descrito no item.
RESPONDA A TODAS AS QUESTÕES: Se uma dessas situações nunca lhe ocorreu, responda como se tivesse ocorrido, considerando o seu possível comportamento.
NA FOLHA DE RESPOSTAS, assinale, para cada um dos itens, um X no quadrinho que melhor indica a frequência com que você apresenta a reação sugerida. Considerando um total de 10 vezes em que poderia se encontrar na situação descrita no item.
Utilize a seguinte legenda:
A) NUNCA OU RARAMENTE (em cada 10 situações desse tipo, reajo dessa forma no máximo 2 vezes).
B) COM POUCA FREQÜÊNCIA (em cada 10 situações desse tipo, reajo dessa forma 3 a 4 vezes).
C) COM REGULAR FREQÜÊNCIA (em cada 10 situações desse tipo, reajo dessa forma 5 a 6 vezes).
D) MUITO FREQÜENTEMENTE (em cada 10 situações desse tipo, reajo dessa forma 7 a 8 vezes).
E) SEMPRE OU QUASE SEMPRE (em cada 10 situações desse tipo, reajo dessa forma 9 a 10 vezes).
É IMPORTANTE QUE VOCÊ RESPONDA A TODAS AS QUESTÕES
1) Em um grupo de pessoas desconhecidas, fico à vontade conversando naturalmente.
2) Quando um dos meus familiares (pais, irmãos mais velhos ou cônjuge) insiste em dizer o que devo fazer, contrariando o que penso, acabo aceitando para evitar problemas.
3) Ao ser elogiado (a) sinceramente por alguém, respondo-lhe agradecendo.
4) Em uma conversação, se uma pessoa me interrompe, solicito que aguarde até encerrar o que estava dizendo.
5) Quando um (a) amigo (a) a quem emprestei dinheiro, esquece-se de me devolver, encontro um jeito de lembrá-lo (a).
6) Quando alguém faz algo que eu acho bom, mesmo que não seja diretamente a mim, faço menção a isso, elogiando-o (a) na primeira oportunidade.
7) Ao sentir desejo de conhecer alguém a quem não fui apresentado (a), eu mesmo (a) me apresento a essa pessoa.
8) Mesmo junto a conhecidos da escola ou trabalho, encontro dificuldade em participar da conversação (enturmar).
9) Evito fazer exposições ou palestras a pessoas desconhecidas.
10) Em minha casa, expresso sentimentos de carinho através de palavras e gestos a meus familiares.
11) Em uma sala de aula ou reunião, se o professor ou dirigente faz uma afirmação incorreta, eu exponho meu ponto de vista.
12) Se estou interessado em uma pessoa para relacionamento sexual, consigo abordá-la para iniciar conversação.
13) Em meu trabalho ou em minha escola, se alguém me faz um elogio, fico encabulado (a) sem saber o que dizer.
14) Faço exposição (por exemplo, palestras) em sala de aula ou no trabalho, quando sou indicado (a).
15) Quando um familiar me critica injustamente, expresso meu aborrecimento em diretamente a ele.
16) Em um grupo de pessoas conhecidas, se não concordo com a maioria, expresso verbalmente minha discordância.
17) Em uma conversação com amigos, tenho dificuldade em encerrar a minha participação, preferindo aguardar que outros o façam.
18) Quando um de meus familiares, por algum motivo, me critica, reajo de forma agressiva.
19) Mesmo encontrando-me próximo (a) de uma pessoa importante, a quem gostaria de conhecer, tenho dificuldade em abordá-la para iniciar conversação.
20) Quando estou gostando de alguém com quem venho saindo, tomo a iniciativa de expressar-lhe meus sentimentos.
21) Ao receber uma mercadoria com defeito, dirijo-me até a loja onde a comprei, exigindo a sua substituição.
22) Ao ser solicitado (a) por um (a) colega para colocar seu nome em um trabalho feito sem a sua participação, acabo aceitando mesmo achando que não devia.
23) Evito fazer perguntas a pessoas desconhecidas.
24) Tenho dificuldade em interromper uma conversa ao telefone mesmo com pessoas conhecidas.
25) Quando sou criticado de maneira direta e justa, consigo me controlar admitindo meus erros ou explicando minha posição.
26) Em campanhas de solidariedade, evito tarefas que envolvam pedir donativos ou favores a pessoas desconhecidas.
27) Se um (a) amigo (a) abusa da minha boa vontade, lhe expresso diretamente meu desagrado.
28) Quando um de meus familiares (filhos, pais, irmãos, cônjuge) consegue alguma coisa importante pela qual se empenhou muito, eu o elogio pelo seu sucesso.
29) Na escola ou no trabalho, quando não compreendo uma explicação sobre algo que estou interessado (a), faço as perguntas que julgo necessárias ao meu esclarecimento.
30) Em uma situação de grupo, quando alguém é injustiçado, reajo em sua defesa.
31) Ao entrar em um ambiente onde estão várias pessoas desconhecidas, cumprimento-as.
32) Ao sentir que preciso de ajuda, tenho facilidade em pedi-la a alguém de meu circulo de amizades.
33) Quando meu (minha) parceiro (a) insiste em fazer sexo sem o uso de camisinha, concordo para evitar que ele (a) fique irritado (a) ou magoado (a).
34) No trabalho ou na escola, concordo em fazer as tarefas que me pedem e que não são de minha obrigação, mesmo sentindo um certo abuso nesses pedidos.
35) Se estou sentindo-me bem (feliz), expresso isso para as pessoas de meu circulo de amizades.
36) Quando estou com uma pessoa que acabei de conhecer, sinto dificuldade em manter um papo interessante.
37) Se preciso pedir um favor a um (a) colega, acabo desistindo de fazê-lo.
38) Consigo “levar na esportiva” as gozações de colegas de escola ou de trabalho a meu respeito.

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