quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CODEPENDÊNCIA NO RELACIONAMENTO
1) Meus sentimentos bons sobre quem sou derivam de ser gostado por você;
2) Meus sentimentos bons sobre quem sou derivam de receber aprovação sua;
3) Suas lutas afetam minha serenidade. Minha atenção mental focaliza-se na solução de seu problema ou aliviar sua dor;
4) Minha atenção mental está em agradar você;
5) Minha atenção mental está focalizada em proteger você;
6) Minha atenção mental está focalizada em manipular você para fazer à minha maneira;
7) Minha autoestima se apoia no alívio da sua dor;
8) Meus próprios hobbies e interesses são colocados de lado. Meu tempo é gasto compartilhando seus interesses e hobbies; é um reflexo de mim;
9) Sua roupa e aparência pessoal são ditadas por meus desejos, pois sinto que você é um reflexo de mim;
10) Seu comportamento é ditado por meus desejos, pois sinto que você é um reflexo de mim;
11) Eu não sei como me sinto. Eu sei como você se sente. Eu não sei o que quero. Eu pergunto o que você quer. Seu eu não sei eu presumo;
12) Os sonhos que eu tenho para o futuro são ligados a você;
13) Meu medo de rejeição determina o que digo ou faço;
14) Meu medo de sua raiva determina o que eu digo ou faço;
15) Eu uso dar como forma de me sentir seguro em nosso relacionamento;
16) Meu circulo social diminui à medida que me envolvo com você;
17) Eu coloco meus valores de lado de forma a me conectar com você;
18) Eu valorizo sua opinião e forma de fazer as coisas mais do que a minha;
19) A qualidade da minha vida está relacionada à qualidade de sua vida;








SINAIS DE AVISO DA RECAIDA DA CODEPENDÊNCIA

Da observação de consultores que trabalham com familiares em recuperação, foram registrados estes sintomas de recaída da família:

1) Interrupção da vida diária;
2) Falta de cuidados pessoais;
3) Incapacidade e colocar e manter limites;
4) Abandono da atitude de fazer primeiro as primeiras coisas;
5) Indecisão;
6) Comportamento compulsivo;
7) Fadiga;
8) Volta dos ressentimentos;
9) Volta à tendência de querer controlar pessoas, coisas e situações;
10) Comportamento defensivo;
11) Sentimento de auto piedade;
12) Comportamento de excesso nos gastos domésticos;
13) Perda ou excesso de apetite;
14) Transferência de culpa para pessoas, coisas e lugares;
15) Retorno ao medo e ansiedade;
16) Perda da fé;
17) Abandono das reuniões do Al-anon;
18) Pensamentos circulares (encucamento);
19) Incapacidade de construir uma cadeia lógica de pensamentos;
20) Mente confusa;
21) Disfunções do sono;
22) Descontrole emocional;
23) Perda de controle do comportamento;
24) Mudanças de humor incontroláveis;
25) Fracasso em conseguir apoio de família e dos amigos;
26) Sentimentos de solidão e isolamento;
27) Visão de túnel;
28) Volta aos períodos de ansiedade e ataques de pânico;
29) Problemas de saúde;
30) Uso de medicação ou álcool;
31) Abandono total do tratamento;
32) Incapacidade de mudar comportamentos destrutivos;
33) Atitude de não se importar;
34) Perda total da estrutura diária;
35) Desespero e pensamentos de suicídio;
36) Colapso físico (úlcera, enxaqueca, dores no peito);
37) Colapso emocional (depressão, hostilidade, ansiedade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário