segunda-feira, 19 de abril de 2010

ASSERTIVIDADE
Ser assertivo é:
 Acertar comigo: Fazer/dizer o que acho certo;
 Entrar em contato com minhas emoções: sem me tornar escravo;
 Aceitar a opinião do outro: sem que precise concordar;
 Transmitir meus pensamentos: sem tentar convencer;
 Aceitar a crítica do outro: saber distinguir o que é REAL e utilizá-la ou não.
OBJETIVOS
1) Evitar a manipulação:
 Aceitar a crítica manipulativa sem acreditar nela;
 Ser meu próprio juiz.
2) Ajudar na manutenção dos meus objetivos;
 Sem precisar brigar;
 Apenas manter-me firme em meus propósitos.
3) Evitar que me apresse em dar qualquer tipo de resposta.
 Antes de ter certeza do que realmente quero dizer.
QUANDO DIGO NÃO ME SINTO CULPADO, POR QUÊ?
1) Porque acho que vou perder o amor das pessoas;
2) Porque aprendi que devo dizer apenas aquilo que as pessoas esperam ou querem ouvir de mim;
3) Porque tenho que ser sempre bonzinho.
ASSERTIVIDADE/AFIRMATIVIDADE
 Habilidade pessoal requerida no relacionamento social;
 Habilidade de afirmar direitos pessoais, sentimentos e crenças de modo direto, não violando o direito dos outros.





COMPORTAMENTOS ASSERTIVOS: IDÉIAS ÚTEIS
• Comportamento assertivo não leva em conta somente o que você diz, mas também como você diz.
• Linguagem Corporal Assertiva:
a) Manter contato direto com os olhos;
b) Manter uma postura ereta;
c) Falar, clara, distinta e audivelmente; sem queixa e sem lamúria.
d) Usar expressões faciais e gestos que acrescentem ênfase nas suas palavras.
e) Assertividade objetiva equilibrar o poder e não “ganhar a batalha” espezinhando a outra pessoa ou fazendo com que ela se torne impotente.
f) Envolve expressar seus direitos legítimos de indivíduo; o seu direito termina quando começa o do outro;
g) Comportando-se assertivamente você abre caminhos para relações honestas com os outros.
ASSERTIVIDADE/AFIRMATIVIDADE
To Assert: declarar ou afirmar de maneira positiva, direta e vigorosa.

DEFINIÇÃO
Wolf: habilidade pessoal requerida no relacionamento social.
Habilidade de comunicação que não é inata pode ser aprendida através de técnica e métodos específicos.
Sesterhein: Não dizer sim quando quero dizer não. Habilidade de afirmar meus direitos pessoais, sentimentos e crenças de modo direto, honesto e apropriado, não violando o direito dos outros.
Comportamento assertivo é uma aptidão que pode ser aprendida e mantida através de prática freqüente.




COMO RESOLVER PROBLEMAS
NÃO ASSERTIVO ASSERTIVO AGRESSIVO
Fazer o que os outros querem que você faça. Dar expressão aos seus próprios pensamentos e sentimentos. Defender o que você quer. Não se importar com os direitos e sentimentos alheios.
O problema é evitado. Desiste de seus direitos.

O problema é atacado. Reclama seus direitos. A pessoa é atacada. Reclama seus direitos.
Acumula raiva e ressentimento.
Lida com a raiva. Age com raiva.
Respeita apenas o outro.
Respeita-se e respeita o outro. Só respeita a si próprio.
Falta de confiança.
Confiante. Arrogante e hostil.

DIREITOS PESSOAIS
Tenho o direito de:
 Ser eu mesmo (a).
 Recusar solicitações sem sentir que sou egoísta;
 Ser competente e me orgulhar das minhas realizações.
 Sentir e expressar raiva.
 Mudar de idéia.
 Dizer “não sabe”, ”não concordo”, ”não compreendo”, ”não me interessa”.
 Não oferecer razão ou justificativa alguma pelo meu comportamento.
 Exigir respeito pelas minhas opiniões.
 Pedir carinho e ajuda (podem ser recusados, mas eu posso pedir por eles).
 Ser tratado como um (a) adulto capaz.
 Errar e responsabilizar-me por meus erros.
 Julgar se sou responsável por encontrar soluções para os problemas dos outros.
 Crescer, aprender, mudar e dar valor a minha idade e experiência.
 E às vezes tenho o direito de exigir coisas dos outros.



NELSON LUIZ RASPES
PSICÓLOGO
CRP: 06/45396-2
E-mail: nelsonpsico@hotmail.com
Site: www.nelsonpsico.blogspot.com
Contatos: (11) 9823-6736 (VIVO);
(11) 8209-3554 (TIM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário